domingo, 29 de março de 2009

Domingo é dia de futebol!


Vários dias na semana e alguns dias no ano têm a sua característica peculiar devido a algum evento que é próprio daquele momento. Os eventos têm a sua periodicidade fixa ou podem ser voláteis, ou ainda esporádicos. Um exemplo claro: feriados. Mas não vamos falar de feriados, mesmo porque o feriado já é batido, bem óbvio para todos.

Existem outros acontecimentos que são até mais freqüentes, e que já estamos tão acostumados que nem notamos que são momentos que tomaram determinada hora só para eles.

Para esse primeiro momento, vamos falar de um evento corriqueiro, e até já reservado durante a semana, que exemplifica um jornalismo que bate cartão em determinados dias e sempre dá suporte ao referido acontecimento.

Então, seja o futebol! Sim! Uma programação já pré-estabelecida, quase que religiosa, e que vai contar com o incondicional apoio da imprensa para atualizar o seu público de fanáticos.

Na cultura brasileira moderna, saber do futebol é uma reafirmação de suas origens, e os nossos jornais vão se encarregar de manter os aficionados por dentro de todos os detalhes. Eles vão ser presentes em todos os dias, e em muitos momentos dos dias. Mas alguns desses dias são especiais.

A idéia de tratar desse assunto partiu de uma pesquisa que trouxe à tona o livro Domingo, produzido por alunos graduandos do curso de Jornalismo da Universidade Metodista de São Paulo. E então nasceu:

“Domingo é um dia próprio para o futebol! Além dos almoços em família na casa dos avós, fica explícito que os brasileiros tiram o dia para contemplar a arte-esporte e se manterem atualizados, e entretidos!”

Os jornais entenderam isso, e se dedicaram a fazer a manutenção das informações primárias da prática competitiva como placares, pontuações, classificações, escalações e renovações. E isso se vê quando? No decorrer do domingo (na maior parte do tempo), onde se somam as inúmeras marcas jornalísticas, na comunicação de expectativas, decepções, mas, sobretudo, para esse ensaio, da estrutura escalar dos campeonatos e suas informações de interesse do público frequentador (seja valor dos ingressos, quantidade de pessoas ou localização dos estádios sedes das partidas).

Aí está uma face da orientação da informação: ter momentos específicos para se conceder detalhes de eventos, em função do tempo em que esse evento se realiza!

Nos vemos em breve!

Por Rogles Camargo